sábado, 18 de dezembro de 2010

A história do Hovercraft

Já que estamos a pensar em construir um hovercraft, convém saber um pouco da sua história.
Primeiro que tudo..
O que é um hovercraft?
  • Um hovercraft é um veículo que se move em diversos solos, incluindo a água, através de um colchão de ar.
Funcionamento básico de um hovercraft:


1- hélices
2- ar
3- ventilador
4- colchão de ar (saia)

Geralmente um hovercraft tem dois (ou mais) motores separados. Um serve para sustentar, ou seja, é o responsável para o enchimento do colchão de ar, levantando o veículo. O outro motor serve para impulsionar, isto é, mover o hovercraft para a direcção que se deseja. Esta direcção é conseguida através de lemes colocados atrás deste último motor.

História:

O hovercraft foi inventado em 1953 pelo britânico  Sir Christopher Cockerell, um famoso inventor e engenheiro condecorado.



Através de uma experiência com um aspirador e dois tubos cilindrícos, este senhor conseguiu demonstrar o princípio do funcionamento de um veículo suspenso num colchão de ar, movendo-se com a pressão do ar a sair.
Mais tarde (entre 1959 e 1961) uma empresa britânica, Saunders Roe, construtora de aviões, construiu o primeiro hovercraft com o objectivo de transportar passageiros, o SR-N1. Ao longo de vários testes foi-se percebendo que o hovercraft melhoraria se fosse colocada uma saia de borracha ou de uma material resistente e flexível, para reter o ar. Esta saia evitaria movimentos bruscos e inesperados. Porém, este primeiro projecto, era constituído por um motor a pistão e só conseguia levar o seu próprio peso e o de dois homens. Então esta empresa continuou a desenvolver hovercraft melhorando o seu tamanho e a sua capacidade, até que em 1961, foi construído o Vickers VA-3, o primeiro hovercraft para transportar passageiros. Este já era constituído por duas turbinas de avião e uma hélice.

Sem comentários:

Enviar um comentário