terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nova experiência

No dia 18 de Janeiro o grupo realizou uma nova experiência em aula.

Esta nova experiência consistiu em utilizar uma caixa de plástico como base do hovercraft, movida por uma ventoinha de computador. Com isto, tínhamos o intuito de verificar qual a potência mínima necessária para obrigar ao deslizamento do hovercraft.

Os materiais implícitos na experiência foram:
  • Uma ventoinha de computador de 12 V  e 8 cm de diâmetro;
  • Uma caixa de plástico;
  • Fita-cola;
  • Tesoura;
  • X-acto;
  • 8 pilhas de 1,5 V cada;
  • Suporte de pilhas.

Com estes materiais, cumprimos o seguinte procedimento:
Marcámos e cortámos um buraco circular, de 8cm de diâmetro na caixa, para ser colocada a ventoinha (com o lado que expulsa o ar virado para baixo). Colocámos as 8pilhas no suporte, de acordo com os pólos negativos e positivos. Posteriormente, ligámos os fios da ventoinha ao suporte das pilhas (o cabo positivo no pólo negativo e vice-versa) e podemos observar o funcionamento da ventoinha.
No entanto, com a ventoinha em funcionamento, observámos que a base não deslizava na superfície. Deduzimos que esta falha se devesse ao excesso de massa que a ventoinha tinha de suportar.

Voltámos então a tentar o mesmo processo mas com a diferença de a caixa ter menos 9cm de altura. Para isso cortámos a caixa até ficar com uma altura mais reduzida. E seguimos o mesmo processo que anteriormente. Todavia, os resultados obtidos foram semelhantes.

























Mais tarde, como não nos contentámos com o falhanço das experiências realizadas, resolvemos voltar a tentar com uma base ainda mais leve – um prato circular de plástico.
O esquema de montagem foi igual ao inicialmente feito. Desta vez, os resultados foram de encontro aos esperados: O pequeno hovercraft deslizou sobre a superfície, apesar de não ser com uma grande velocidade ou elevação.


Isto leva-nos a crer que, mesmo que a ventoinha seja suficiente para induzir movimento ao hovercraft, não é suficientemente potente para criar uma elevação e velocidade de escoamento elevada.
Com isto concluímos que no hovercraft final, teremos de arranjar um motor suficientemente potente para criar as condições necessárias de movimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário